No AP, concurso premiará melhor redação sobre o tema sistema carcerário

Poderão participar estudantes dos ensinos fundamental 2, médio e EJA. Autor do melhor texto ganhará um tablet e as três escolas que mais mobilizarem alunos também serão premiadas.

 

Estão abertas, até o dia 12 de outubro, as inscrições para a 4ª edição do Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). Com o tema “promoção dos direitos humanos e garantia do acesso à Justiça”, a disputa visa promover a reflexão e o debate sobre a situação carcerária do Brasil, assim como divulgar o trabalho da DPU na prevenção e combate às violações de direitos humanos, e as pessoas em situação prisional do país.

Os estudantes amapaenses interessados em participarem do concurso devem preencher a ficha de inscrição on-line. A competição premiará redações de alunos regularmente matriculados na educação básica: fundamental 2 (6º ao 9º ano), ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) – fundamental e médio.

A proposta do concurso também é incluir estudantes em cumprimento de medida socioeducativa do EJA e também aqueles que se encontram em situação prisional nos estados e nos presídios federais.

Para pessoas privadas de liberdade ou em cumprimento de medida socioeducativa de internação, a participação será intermediada pelos gestores da área da educação das unidades prisionais. Para os reeducandos que produzirem a redação no período de 12 horas terão a redução de um dia de pena.

Em sala de aula, os estudantes deverão escrever uma redação de, no mínimo, 20 linhas e máximo de 30. A originalidade será um dos pontos avaliados pela comissão julgadora.

Para os primeiros colocados, em cada estado, serão entregues tablets. As três escolas que melhor desenvolverem os planos de sensibilização e mobilização junto com a comunidade escolar em torno do tema do concurso, também serão premiadas.

O resultado final será divulgado no dia 16 de novembro e a entrega dos acontecerá no dia 6 de dezembro.

FONTE: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *