Detento entorta grade de cela e foge de penitenciária no Piauí

Foragido estava em cela com mais dois presos, que preferiram não fugir do presídio.

Um detento conseguiu fugir da penitenciária de Parnaíba, 338 km ao Norte de Teresina, após entortar a grade da cela com as mãos e pular o muro da unidade prisional. Junto com ele haviam mais dois detentos, que não fugiram. A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informou que realiza buscas para recapturar o fugitivo.

A fuga aconteceu durante a madrugada de hoje. De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), José Roberto Pereira, as grades de celas nos presídios geralmente têm três cadeados: um no centro, um em cima e outro embaixo. “Só que lá na Penitenciária de Parnaíba só tem um cadeado, que fica na parte de cima”, explica.

Assim, o detento puxou a parte debaixo da grade, entortando e abrindo uma passagem. Depois, conseguiu subir no telhado da penitenciária e pular por cima do muro, alcançando a rua. Segundo José Roberto, havia dois policiais militares nas seis guaritas que cercam a unidade, e sete agentes penitenciários de plantão no momento da fuga.

O homem que fugiu estava preso sob acusação de furto. José Roberto informa ainda que o detento estava em uma cela individual, mas havia mais dois com ele. Ainda não se sabe por que eles não acompanharam o foragido.

O sindicalista comenta ainda que o número de tentativas de fugas cresce em épocas de réveillon, carnaval e na semana santa. “Daqui para frente, infelizmente, pela experiência que temos no sistema prisional, essas tentativas irão aumentar”, disse José Roberto.

A Secretaria de Justiça confirmou a fuga do detento e informou que a gerência da Penitenciária de Parnaíba está em procedimento de buscas, com apoio dos órgão de segurança pública e prisional.