Agentes penitenciários DE Alagoas ameaçam suspender visitas no sistema prisional

Categoria alega que governo descumpriu prazo para envio de Plano de Cargos e Carreiras.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas informou, nesta terça-feira (5), que a categoria pode suspender as visitas a detentos esta semana. Os agentes cobram o envio do Plano de Cargos e Carreiras para a Assembleia Legislativa, que estava previsto para ser enviado no dia 30 de novembro.

Conforme o presidente do sindicato, Kleyton Anderson, o plano foi “amplamente discutivo” e “previamente aprovado” pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio.

“O atual secretário de Planejamento nos garantiu que o processo do nosso Plano de Cargos e Carreiras e a incorporação do adicional de periculosidade estariam na Assembleia Legislativa até o dia 30 de novembro, para serem votados. Não foi cumprido. O secretário pediu mais tempo, e os agentes prolongaram a espera até o dia 4 de dezembro. Mais uma vez, o acordo assinado em ata não foi cumprido. Não é só a nossa categoria que foi desrespeitada; é a segurança da sociedade alagoana que foi novamente tratada com descaso”, afirma.

A operação deve seguir por tempo indeterminado, segundo Kleyton Anderson, e apenas os serviços essenciais serão mantidos dentro do sistema prisional.

“Na verdade, os agentes trabalham sem condições de segurança, sem equipamento, sem treinamento e sem efetivo suficientes. Não haverá greve, mas só vamos manter os serviços essenciais, serviços que pudermos realizar dentro da segurança e da legalidade. Não somos super heróis, somos pais e mães de família. Merecemos respeito”, diz Petrônio Ferreira, vice-presidente do Sindapen.

NOTA:

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) esclarece que, por conta de diligências apontadas pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), o prazo de envio do processo do Plano de Cargos e Carreiras (PCCs) dos agentes penitenciários de Alagoas não pôde ser atendido, conforme combinado em ata.

Entretanto, é importante salientar que todas as tratativas estão sendo desenvolvidas pela equipe da Seplag para que o encaminhamento seja feito à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) da forma mais célere possível. A Seplag reafirma o compromisso junto aos servidores do Estado e espera que a categoria entenda os trâmites legais.

É importante ressaltar que demandas como essa estão sendo recebidas pelo Estado por meio da Mesa de Negociação Permanente, canal de diálogo do Governo com todos os servidores que vêm contribuindo para o bom andamento da máquina pública.

Fonte: Gazeta Web